Minerais: O que são e como se formam?


O nosso planeta é repleto de beleza e maravilhas. Dentre essas maravilhas temos os minerais, utilizados por muitas pessoas e queridos por muitos. Desde as pessoas mais simples até as realezas, os minerais estão presentes em todos os lugares. O casamento entre a atriz Meghan Markle e o príncipe Harry foi marcado com a presença da noiva cheia de minerais, por exemplo, o anel de noivado real, cuja sua composição tinha diamantes, assim como os brincos. Os minerais que brilharam nesse dia, eram bem delicados e bonitos. Mas não só nos casamentos reais vemos esses minerais. Podemos vê-los em nossas casas como por exemplo na nossa água como o sódio e o magnésio, nas carnes como o ferro. Enfim, os minerais estão em toda parte! Mas afinal, o que são os minerais?


Os minerais são sólidos cristalizados, ou seja, sólidos que cresceram sob influência gasosa ou líquida e com diversas características variadas, como por exemplo diferentes cores, tamanhos, formatos, durezas, densidade proporções e arranjos químicos adequados. Em sua grande maioria, são homogêneos, ou seja, uma única fase, inorgânicos e com características físico-químicas bem definidas. A sua formação se deu através de rochas que se cristalizaram e seu processo dura milhares de anos.

Alguns exemplos de minerais são:
- Ouro:
- Diamante: 


- Pirita: 

Antes da formação dos minerais ocorre a formação de cristais microscópicos com arranjos tridimensionais ordenados de átomos até que se atinja as faces cristalinas, também vistas como um limite cristalino. Após essa etapa do processo de cristalização, começa a ocorrer a formação de minerais. Para que ocorra essa segunda formação temos a diminuição do nível de temperatura, como por exemplo, quando o magma tem uma queda na sua temperatura, normalmente, começa a formação de minerais como a Olivia ou o Feldspato e assim com as alterações nas características, ocorrem a formação de outras rochas. 
A formação desses cristais podem se dar por isomorfismo que ocorre entre minerais com diferentes composições químicas, mas semelhantes; polimorfismo em que os minerais contém diferentes estruturas, mas mesma composição química, como por exemplo, o grafite e o diamante.
Minerais prontos, mas não mesmas estruturas. As estruturas atômicas dos minerais se organizam segundo arranjos tridimensionais secundários. Em relação aos diamantes temos vários átomos de carbono sobre uma grande pressão e temperatura. Já com os íons sódio e cloreto que resultam em cloreto de sódio temos diversas ligações iônicas, em que cada íon circunda outro íon de maneira a formas esferas tridimensionais e que resultam em minerais preenchidos com íons de NaCl ou também conhecido como Halite. 

Referências:
- GROTZINGER, Jonh; JORDAN, Tom. Materiais da Terra: Minerais e Rochas. In: GROTZINGER, Jonh; JORDAN, Tom. Para entender a Terra. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. Cap. 3. p. 61-64.

WICANDER, Reed; MONROE, James S.. Minerais: Os constituintes rochosos. In: WICANDER, Reed; MONROE, James S.. Fundamentos de Geologia. São Paulo: Cengace Learning, 2009. Cap. 3. p. 49-56. Com a coloraboração de E. Kirsten Peters.

 - Vitória – Cristina – Processo de formação dos minerais – 2010 – Disponível em: <https://biogilde.wordpress.com/2010/04/14/processos-de-formação-dos-minerais/> – Acesso em: 23 de setembro de 2018. 

-



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Identificação dos minerais

Propriedades Físicas dos Minerais